domingo, setembro 07, 2008

O fim do livro

Acabei de ler o livro da Senhora Lispector.

Li ontem de madrugada as últimas páginas,
que pela noite eu não tivera coragem
tentando protelar a sua existência dentro de mim.

Ok. Li.

E chorei copiosamente.
Nunca chorei com um livro.
Mas com este eu chorei.

Não sei se pelo livro em si ou pela estranha fusão que fui construindo com ele...
Ele me perturbou, me desconcertou, me destruiu.

Depois dele quero ficar a zero.
Quero me limpar de toda a marca, de todo o resto,
pra me fazer de novo.

Ser outra mas eu mesma, talvez pela primeira vez eu mesma.

Estou em dor por algum motivo que vai além do livro, além de mim, além de qualquer coisa única.
Estou em dor por um conjunto de coisas e também pela primeira vez não sei se quero parar de doer.
Sempre se busca a ausência da dor como se isso fosse ser feliz...
Mas agora me parece que só viver a dor e aguentá-la trará alguma alegria real e não de superfície.

As pílulas de felicidade deixarei pra depois.

Dessa vez tentarei aguentar a minha dor em plenitude.

Não é uma atitude masoquista. É uma atitude de quem quer finalmente enfrentar os medos pra não teme-los jamais.

Vou aguentar.
Vou ultrapassar o portal.

...

Nenhum comentário: