segunda-feira, setembro 01, 2008

As palavras e os silêncios

O que se diz e o que não se diz?
Eis a questão do momento!

O que se diz é mais verdadeiro do que o que se silencia?

Particularmente eu acho que o que se diz é meio balela...
ao menos em muitos casos!

Se bem que ao mesmo tempo...
o que se diz é o que a gente afirma pro mundo e daí passa a ser fato!
Quando se diz uma palavra a gente torna existente o abstrato, o pensamento imaterial de nossos cérebros irriquietos.

Como é complicado saber o que dizer em situações importantes!
Situações importantes estão repletas de expectativas...
de projetos...
de planos futuros.
Dizer a palavra adequada é colaborar pra que todas essas coisas se tornem fato!
No contrário é direcionar tudo para o lado oposto, pra tudo o que não se espera e que provavelmente não se deseja.

Na tentativa de falar o adequado muitas vezes não se fala o mais importante.
E na tentativa de alcançar as expectativas, pode se falar tanta bobagem...
tem gente que mente,
tem gente que dissimmula,
todos omitem!

O que dizer e o que não dizer é decisão individual.
E só as consequências indicam se o que foi dito e o que foi silenciado levou para o caminho que se esperava ou não... no que aí isso seria dizer se foi certo ou errado.

Não acho que existe certo e errado.
Existem caminhos diferentes.
Possibilidades diferentes.

E nisso já faz bastante tempo que não me preocupo mais em saber se as decisões que tomo são as certas...
me preocupo apenas se elas condizem com meus desejos mais profundos.
Certo ou não é relativo demais.

Nenhum comentário: