terça-feira, setembro 23, 2008

Dizer um não à mãe que há em mim

Eu,
às vezes,
tenho um comportamento muito maternal
com os meus amigos e com as pessoas que gosto.

Me preocupo.
Tento ajudar.
Espero sempre ser capaz
de trazer algum alento
alguma luz
à escuridão do problema.

Mas isso nem sempre é bom.

Fico pensando na relação que tenho com a minha mãe,
por exemplo...
penso em todas as vezes que ela tenta me dizer alguma coisa,
sem que eu tenha perguntado nada!

Eu me irrito.
Nego qualquer possibilidade de verdade naquelas palavras.
Me afasto.

Nunca quis repetir esse padrão com meus amigos
- o de falar sem ser indagada;
mas às vezes fica difícil evitar.
Escapa.

E no entanto,
pensar sobre isso agora
me faz lembrar o quão importante
é saber dominar esse impulso de zelo...
que por mais bem intencionado
não é bem-vindo.

Porque sinceramente eu acho
que uma das coisas
que mais almejamos na vida
é ser responsáveis por nossas próprias ações,
ser responsáveis por nosso bem e mal
e sozinhos passarmos por tudo isso.

:)

Nenhum comentário: