sexta-feira, abril 18, 2008

O Segundo... (Pq o segundo?!?!)

Hoje dei uma lida num livrinho da Simone de Beauvoir.
Sim, aquele que todo mundo lê.
Sim, aquele que todo mundo sempre fala.
Sim, aquele que já é bem antigo e continua sendo lido e discutido.

Me impressionou muito o fato de o livro ainda ter questões bem pertinentes.
Apesar de ser antigo e de muitas coisas terem ficado pra trás no tempo.(Será?)

Ele me pareceu como as tragédias - a atualidade está na essência!
(se é que conseguimos alcançar a essência das coisas!)

E aí eu me pergunto o que é ser mulher?
Eu sou do sexo feminino,
quando nasci o médico afirmou
e depois dos meus onze anos tenho plena certeza disso.
Mas os critérios que me tornam do sexo feminino são os mesmos que me tornam mulher?
Afinal que conceito é esse de "mulher"?
(Essa questão dos conceitos preenche a minha vida de mestranda!)

Acho que a Simone fala com muita propriedade.
Mesmo com um pai que afirmava que ela tinha cérebro de homem, ela foi muito mulher!
E justamente por isso, talvez, tenha sido tão precisa em sua análise.

"Ninguém nasce mulher: torna-se mulher."

Essa é a frase inicial do livro e é tão forte e tão emblemática que virou citação pra um mundo de gente!
Pois bem...

"Ninguém nasce mulher: torna-se mulher."

E a frase reverbera...
Ser mulher inclui um monte de condições que vão muito além das nossas características biológicas!
Envolve expectativas às quais nem sempre estamos dispostas a corresponder e que nem sempre somos capazes de...!

No livro há uma espécie de tipologia,
(restrita é verdade, limitada é verdade)
mas que ajuda a entender um pouco essa rede
na qual somos enredadas se nascemos "sexo feminino".

Como é difícil se adaptar ao mundo...
quando estamos no ventre materno não existem essas exigências,
basta você se desenvolver biologicamente de forma adequada, saudável!
O mundo adora rótulos, conceitos (olha eles aí de novo, os conceitos!)!
Um amigo meu falou: as pessoas adoram dar nomes às coisas!
A gente é nomeado quando nasce e isso não basta?
Precisamos ir além do nome próprio? Pq?

Agora meu cérebro expandiu a questão...
precisamos nomear tudo!!!
Gênero, raça, credo!
Os relacionamentos precisam ser nomeados!!
Tudo tem rótulo!
Rótulo pra que? Pra ser comercializado?
Larga escala industrial?

Acho tudo isso um saco.

Tá... vou parar pq o meu balão tá subindo bastante
e acho que vou parar nas estrelas daqui a pouco...

:)

Nenhum comentário: